Projectifying work: network organisation models in contemporary capitalist societies

Alexandre Silva

O meu trabalho no projeto incluirá a participação em várias das tarefas previstas, o que significa contribuir para a revisão de bibliografia, para a seleção de casos, para a preparação dos dois world cafés, assim como a conferência e relatório finais do projeto. Além disso irei coordenar a task 7 que consiste na realização de dois case studies na área da consultoria de gestão que envolvem trabalho de campo em organizações para recolha de informação empírica.   

Clara Pelote

Licenciada em Relações Internacionais (FEUC/UC); Mestranda em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo (FCSH/NOVA). Responsável pela Meta-reflexão do projeto.

Filipe Reis

Doutorado em Antropologia e professor auxiliar no Departamento de Antropologia do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa; Investigador integrado no CRIA (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa). Etnografia e métodos visuais

Joana Marques

Enquanto investigadora do PROWORK, irei dedicar-me especialmente à análise das formas de projetificação do trabalho nos setores artístico e da economia social e solidária. Estes são dois setores sobre os quais tenho vindo a trabalhar, mas que serão agora perspetivados sobre um novo enfoque, com base numa abordagem etnográfica “multi-sited” de redes de projetos, e numa investigação comparada com outros setores, enquadrada por uma análise crítica das sociedades capitalistas contemporâneas. 

João Lopes

Sociólogo (licenciatura e mestrado no Iscte). Tendo escrito uma tese no cruzamento dos estudos do trabalho com os estudos dos “comuns”, tenho especial interesse nas dimensões económicas da vida social. No PROWORK, para além do apoio ao projeto como um todo, irei fazer trabalho de campo, entrevistas e respetiva análise para os estudos de caso relacionados com as áreas de Gestão e Consultoria e I&D em parceria universidades-empresas.

John Sokol

John Sokol é um investigador e estudante de Viena, onde obteve o seu bacharelato em Socioeconomia na Universidade de Economia de Viena, que está agora a desenvolver no mestrado de economia política no ISCTE. Os seus principais interesses residem na história do pensamento económico no século XX, bem como em questões contemporâneas da sociologia do trabalho. O seu trabalho anterior nesta área sobre a estagnação dos salários, o género e a mudança das condições de trabalho dos investigadores durante a COVID, juntamente com a experiência subsequente adquirida com uma variedade de ferramentas qualitativas para a investigação social, tornaram-no um elemento valioso e adequado para o projeto PROWORK, durante o qual irá escrever e publicar a sua tese de mestrado.

José Soeiro

Luísa Veloso (PI)

Sou socióloga e investigadora do CIES, um centro de investigação do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. No projeto PROWORK asseguro a coordenação da investigação (Investigadora Responsável), juntamente com a colega Paula Urze. Tenho particular interesse em discutir as formas de projetificação do trabalho nos vários setores de atividade económica, tanto do ponto de vista teórico, como metodológico e empírico e aprender com a equipa. Espero, com esta investigação, contribuir para uma sociedade e uma economia mais justas. 

Patrícia Santos

Irei-me debruçar sobre os campos do terceiro setor e artístico e focar-me nos padrões de conhecimento e de competências inerentes à projetificação do trabalho. 

Paula Urze (Co-PI)

Doutorada em Sociologia Económica e das Organizações pelo ISEG_UL, 2005. Professora no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da NOVA School of Science and Technology e investigadora no CIUHCT – Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia. A investigação desenvolvida centra-se nas temáticas de ciência, tecnologia, inovação, organizações e trabalho.  Co-investigadora Responsável do projecto, dedicar-se-á especialmente às empresas de consultoria e gestão e à ao sector da investigação e desenvolvimento (nomeadamente a relação universidade-empresa) enquanto estudos de caso.

Telmo Clamote

Investigador Associado do CIES-Iscte, com trabalho em várias áreas temáticas da Sociologia da Saúde, bem como da Sociologia da Ciência e do Conhecimento, como seja sobre redes de investigação científica e colaboração entre universidades e empresas, integra a equipa deste projecto dedicando-se, principalmente, à análise dos impactos das dinâmicas de projectificação do trabalho na transformação dos equilíbrios entre vida profissional e pessoal, particularmente no respeitante às experiências, trajectórias, e condições de gestão da saúde e bem-estar.”   

Arvi Kuura

Consultor PROWORK

Professor Eméritus da Universidade de Tartu, Estónia. Os seus interesses de investigação incluem gestão de projetos, processos e produtos.

Georgios Eftaxiopoulos

Consultor PROWORK

Professor Assistente na Universidade de Berkeley. Tem trabalhado sobre a flexibilidade na arquitetura e o desenvolvimento de uma nova linguagem de promoção de um sentido de coletividade entre os utilizadores.

Peter Oeij

Consultor PROWORK

Investigador e Consultor, The Netherlands Organisation for Applied Scientific Research, incidindo particularmente sobre as temáticas do trabalho, organização e gestão.

PT